1- Como se iniciou o processo ideia de Cascais concorrer à Capital Europeia de Juventude?

“Cascais tem desde há largos anos excelentes práticas de incentivo à participação juvenil e dezenas de associações jovens com uma dinâmica invejável. Neste sentido, entendemos, a determinada altura, sob sugestão de um jovem dirigente de uma associação juvenil, que faria todo o sentido partilharmos com toda a Europa esta nossa vocação intrínseca de apostar na capacitação dos jovens como ferramenta essencial ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa, solidária e próspera. Nesse sentido endereçámos a nossa candidatura ao Fórum Europeu de Juventude, organismo que seleciona e regula todo o processo que respeita às Capitais Europeias da Juventude. Concorremos com grandes cidades de diversos países europeus e tivemos o mérito de ser selecionados, facto que se deveu, em grande parte à qualidade e capacidade dos jovens de Cascais, o nosso motor de inspiração para trabalharmos 365 dias por ano. Cascais tem desde há largos anos excelentes práticas de incentivo à participação juvenil e dezenas de associações jovens com uma dinâmica invejável. Neste sentido, entendemos, a determinada altura, sob sugestão de um jovem dirigente de uma associação juvenil, que faria todo o sentido partilharmos com toda a Europa esta nossa vocação intrínseca de apostar na capacitação dos jovens como ferramenta essencial ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa, solidária e próspera. Nesse sentido endereçámos a nossa candidatura ao Fórum Europeu de Juventude, organismo que seleciona e regula todo o processo que respeita às Capitais Europeias da Juventude. Concorremos com grandes cidades de diversos países europeus e tivemos o mérito de ser selecionados, facto que se deveu, em grande parte à qualidade e capacidade dos jovens de Cascais, o nosso motor de inspiração para trabalharmos 365 dias por ano.”

Logótipo atual da Capital Europeia da Juventude  2018

2- Como está a ser a experiência destes primeiros meses como presidente da Capital Europeia de Juventude?

“O balanço deste primeiro semestre de Capital Europeia da Juventude é bastante positivo. Temos consciência de que os nossos eventos têm contribuído para criar experiências inesquecíveis e memoráveis a centenas de jovens do município. Temos tido o privilégio de contar com a participação de delegações oficiais de todos os países da CPLP, mostrando que este ano europeu da juventude, vai bem mais além do que as fronteiras físicas e geográficas da Europa. A língua portuguesa é um património universal que merece ser preservado e valorizado e pelo qual nos batemos, daí já termos apoiado eventos como o Campeonato Mundial de Debate em língua Portuguesa e a Cimeira de Juventude da CPLP e OIJ (Espaço Ibero-Americano). Existe a perceção evidente de que os nossos eventos são um importante estímulo para a economia local, pois, por via dos mesmos, são diversos os estabelecimentos comercias e hoteleiros que tem beneficiado com a vinda de milhares de jovens a Cascais, aportando um incremente grande na economia local do concelho.”

 

Comissária Europeia da Juventude 2018

3- Sabemos que é uma pessoa dinâmica, mas certamente tem uma equipa que acompanha este projeto, quer falar deles e quem são?

“É uma equipa coesa, dinâmica e que não vira a cara a qualquer desafio, que lhes seja apresentado. Uma palavra muito especial para todos os funcionários da Câmara Municipal de Cascais, que têm sido absolutamente inexcedíveis na forma como vestem a camisola da Capital Europeia da Juventude – Cascais 2018!”

 

 

 

 

4- Qual o próximo evento que ache mais relevante para os jovens no concelho?

“A nossa programação é bastante eclética e diversificada, visando precisamente que todos os jovens e toda a comunidade se sintam parte deste ano maravilhoso de 2018. A Capital Europeia da Juventude é dos jovens para todos! Neste sentido, todos os eventos para nós são encarados com o mesmo grau de importância e entusiasmo. Toda a programação está disponível: www.cascais2018.eu e nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram da Cascais Jovem e Cascais  2018). São todos bem-vindos às nossas atividades e queremos que todos os jovens de Cascais e de Portugal se sintam embaixadores da Capital Europeia da Juventude – Cascais 2018!

5-A Rádio AlcabidecheFM é um novo projeto na freguesia de Alcabideche e consequente no concelho de Cascais feito por jovens menores de idade, o que tem a dizer a este e a todos os jovens que pensem em fazer novos projetos.

” A primeira mensagem é: Muitos Parabéns! É fundamental que estes projetos surjam por parte dos jovens e é por este tipo de projetos inovadores e paradigmáticos que as instituições europeias reconhecem o concelho de Cascais, como um motor . Estamos, perante um excelente e encorajador exemplo de empreendedorismo da parte de todos os membros da Rádio AlcabidecheFM.

Do ponto de vista pessoal, é uma honra poder abrir este ciclo de entrevistas que certamente trará conversas muito interessantes para todos os seguidores da Rádio AlcabidecheFM.

Contem sempre com a Capital Europeia da Juventude – Cascais 2018 para ajudar a concretizar os vossos sonhos!