1- Como presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche. Como caracteriza s freguesia?

“A Freguesia de Alcabideche é a maior do concelho de Cascais, por isso tem algumas vantagens e desvantagens, posso dar uma vantagem, Alcabideche abrange o Parque Natural Sintra-Cascais e é um orgulho a Junta de Freguesia ter uma parte desse território. Agora, a maior desvantagem é que Alcabideche sendo muito grande, as suas localidades ficam muito longe dos serviços não tendo acessos aos mesmos em relação a freguesias mais pequenas.”

Logo atual Junta de Freguesia de Alcabideche

 

 

 

 

 

 

 

2- Quais são as competências da Junta de Freguesia de Alcabideche?

“A Junta de Freguesia de Alcabideche, tem:

A Ação Social – Propomos ajudar e a desenvolver o apoio dos seniores e ainda ajudar jovens a ter sucessos no futuro.

A Educação – As escolas são geridas pela Camara Municipal, mas a JFA tem competências nos CAF’s, AAAF´s e nas AEC’s das escolas da freguesia e ainda realizar pequenas obras nas escolas do JI e 1ºCiclo.

O Espaço Público – A Junta tenta preservar o espaço que é de todos. Para que seja possível realizar um bom trabalho é necessário investir nos espaços verdes, sinalização vertical, calçadas e remodelar património imóvel  de cada localidade da freguesia de Alcabideche, por exemplo, chafariz, tanques e moinhos.

O Cemitério –  Tem vindo a ter uma evolução, quer em serviços e em espaço de lotação, estamos a tentar resolver e com a mais brevidade possível o novo acesso pedonal entre o Centro de Alcabideche e o cemitério.

O Complexo Desportivo –  Pertence à CMC mas é gerido pela JFA, onde damos importância ao desporto e que todos possam ter as melhores condições para fazer o seu desporto, quer atividades no Pavilhão, Ginásio, Campo de Ténis ou ainda na Piscina.

Também queremos fomentar a implantação de novas modalidades desportivas, melhorando as suas instalações com novos equipamentos e obras de conservação e manutenção para aumentar o número de atletas.

Escola de Música Michel Giacometti –  Conta com mais de 200 alunos em vários de tipo de ensino que a EMMG oferece (Canto, Instrumentos, teóricas…) Estamos em alterações para que a EMMG possa evoluir e ter mais alunos e melhores condições de ensino musical, esta previsto a alteração do local onde esta situada a EMMG para o antigo Mercado da Amoreira, na Amoreira.”

3- Qual é o orçamento da Junta de Freguesia?

“Em média dois milhões de euros por ano”

4- Que comentários tem dos fregueses deste 1.º ano de mandato à frente da freguesia de Alcabideche com os seus colegas de executivo?

“Tem sido positiva os comentários. Podemos dizer que a nossa última oferta de serviços oferecidos aos fregueses tem tido muito sucesso. Como já tinha referido com o protocolo com a Universidade Autónoma de Lisboa em que os fregueses podem resolver conflitos e evitar os serviços dos tribunais. Fica um serviço de mais proximidade entre as várias localidades da freguesia”.

Presidente da Junta Freguesia de Alcabideche

 

5- Este mandato tem-se notado que os elementos do executivo da junta têm estado presentes em vários eventos, isso é uma opção de proximidade ou estratégico da vossa equipa?

“Ambas as opções, queremos mostrar que a JFA esta ligada a todos os eventos da freguesia e que podem contar connosco em tudo que é nos é possível.

Apoio ao funcionamento e atividades das Associações Culturais, grupos desportivos e associações seniores na participação nos seus eventos.”