Avançar para o conteúdo

Épico Alverca | Mister Vasco Botelho da Costa

    Vasco Botelho da Costa estreia-se com vitória ao comando do Alverca

    O treinador Vasco Botelho da Costa, nascido em Alcabideche, no concelho de Cascais, começou da melhor forma no Alverca. Após experiências no Estoril Praia e no Dramático de Cascais, o técnico liderou a sua nova equipa a uma vitória importante fora de portas, frente ao Marítimo.

    O Alverca aguardava este momento há quase duas décadas: passaram 19 anos, três meses e quatro dias desde o último triunfo nos campeonatos profissionais. Foram necessários 7 057 dias para o clube ribatejano regressar às vitórias na Liga 2, e conseguiu-o no difícil terreno do Estádio dos Barreiros, no Funchal, onde nunca tinha vencido até então.

    A estreia de Vasco Botelho da Costa foi coroada com um triunfo por 1-2, marcando o regresso do Alverca aos êxitos na segunda divisão, após um longo afastamento das competições profissionais, desde 2005. A última vitória do Alverca num campeonato organizado pela Liga Portugal tinha sido a 22 de maio de 2005, contra o Desportivo de Chaves, num jogo em casa.

    Imagem – D.R.

    Primeiro triunfo nos Barreiros

    O dia 15 de setembro de 2024 será recordado como uma data histórica para o Alverca. Não só pela vitória no regresso à Liga 2, mas também por ter sido a primeira vez que a equipa ribatejana conseguiu vencer no estádio do Marítimo, após 11 jogos disputados entre as duas formações, sendo este o primeiro na segunda liga e apenas a segunda vitória do Alverca frente ao clube madeirense.

    A mudança no comando técnico, após a saída de José Pedro devido a três empates consecutivos e uma pesada derrota por 4-0 frente ao Académico de Viseu, foi decisiva. A vitória no Funchal impulsionou a equipa para o 10.º lugar da classificação, somando agora 6 pontos, a cinco do líder Penafiel.

    Imagem – D.R.

    Trajetória marcada por sucessos

    Esta vitória na Madeira encaixa-se num padrão de Vasco Botelho da Costa, que tem o hábito de triunfar nos seus jogos de estreia. Desde que iniciou a sua carreira como treinador dos Sub-19 do Estoril Praia, em 2019, Botelho da Costa tem somado vitórias no primeiro encontro da época, fosse em juniores ou r«em seniores.

    Com um percurso que inclui a conquista da Liga 3 ao serviço do União de Leiria, bem como dois títulos na Liga Revelação e na Taça Revelação em Sub-23 com o Estoril Praia, Vasco Botelho da Costa mantém um registo impressionante. O técnico conta agora com 129 jogos no futebol sénior (incluindo o escalão Sub-23), tendo alcançado 77 vitórias (68%), 21 empates e 31 derrotas.

    Este início vitorioso no Alverca deixa boas indicações para o que resta da temporada, com Vasco Botelho da Costa determinado a manter o clube num caminho de sucesso.