Na sequência dos últimos desenvolvimentos relativos à propagação da infeção COVID-19, um dos grandes desafios atuais e para qual não podemos estar indiferentes, a Rádio AlcabidecheFM procurou juntar no presente documento, a informação que considerámos ser da maior importância transmitir nesta fase.
A presente informação foi retirada do Site do Serviço Nacional de Saúde e aconselhamos vivamente a que todos se mantenham a par das recomendações da Direção Geral da Saúde.
O que é a COVID-19?
COVID-19 é o nome oficial, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada por um novo coronavírus (SARS-COV-2), que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
O que são os coronavírus?
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.
Quais são os sinais e sintomas?
Quais são os sinais e sintomas?
Os sintomas são semelhantes a uma gripe, como por exemplo:
- Febre;
- Tosse;
- Falta de ar (dificuldade respiratória);
- Cansaço
Em casos mais graves pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e, até mesmo, levar à morte.
Qual é o período de incubação?
O período de incubação estimado da COVID-19 (até ao aparecimento de sintomas) é de 2 a 14 dias, segundo as últimas informações publicadas.
Como se transmite?
A COVID-19 pode transmitir-se por:
- Gotículas respiratórias;
- Contacto direto com secreções infetadas;
- Aerossóis em alguns procedimentos terapêuticos que os produzem (por exemplo as nebulizações)
A COVID-19 pode transmitir de pessoa para pessoa?
Sim e poderá ocorrer pela proximidade a uma pessoa com COVID-19 através de:
- Gotículas respiratórias – espalham-se quando a pessoa infetada tosse, espirra ou fala, podendo serem inaladas ou pousarem na boca, nariz ou olhos das pessoas que estão próximas;
- Contacto das mãos com uma superfície ou objeto infetado com o SARS-CoV-2 e se em seguida existir contacto com a boca, nariz ou olhos pode provocar infeção.
PARA MAIS INFROMAÇÕES, PERGUNTAS FREQUENTES, VISITE AS PÁGINAS:
– SNS24
– DGS